segunda-feira, 31 de maio de 2010


- VIOLÊNCIA VERBAL E FÍSICA -
4º Principal Motivo que leva o casamento ao fracasso

Falar excessiva ou agressivamente não é dialogar.
Há casais que além de não dialogarem; só se falam para provocar e agredir um ao outro com palavras hostis e depreciativas que, por vezes, descambam em agressão física também. E, depois de ultrapassado este limite, dificilmente um cônjuge terá respeito pelo outro e confiança para abrir seu coração ao agressor. Só mesmo Deus para agir na vida de cada um, trazendo perdão, cura e restauração ao relacionamento.
As nossas palavras podem destruir ou construir um relacionamento. Sabendo disso, Satanás tenta usar a boca dos cônjuges para destruir um ao outro e a relação conjugal.
Marido e mulher devem ter grande cuidado com o que falam durante uma discussão, pois uma única palavra pronunciada de forma errada pode magoar o coração de quem tanto amam, criar uma barreira e afastá-lo para sempre.
Palavras impensadas causam traumas. Abrem feridas que só depois de muito tempo poderão cicatrizar. Sendo assim, a melhor coisa a fazer quando se inicia uma discussão acalorada, é calar-se ou mudar de assunto. É bom até que um dos cônjuges se afaste, saia do ambiente por alguns momentos, para desviar a atenção e distrair a mente de ambos. Mas depois desse pequeno afastamento, é importante voltar e dialogar, para reconciliar-se com o cônjuge, pedir-lhe perdão e perdoar. Como observou Paulo: Irai-vos e não pequeis; não se ponha o so,l sobre a vossa ira (Efésios 4:26).
O Cônjuge ofendido que não fala acumula mágoas e ressentimentos sem que o outro saiba. Não aja assim. Se há mágoas ou algum mal-entendido, não durma sem conversar com seu cônjuge a respeito. Não esperem muito tempo para resolver problemas conjugais, pois pode ser tarde demais. Fique atento!
E, ao falar, não minta para o seu cônjuge. No momento certo, seja franco. Não faça rodeios. Evite as repetições, as ofensas e os contrangimentos. Isto é importante para o bom relacionamento.
Os cônjuges que têm diálogo um com o outro e recebem atenção mútua dificilmente contarão os seus problemas a outras pessoas e se envolverão em relações extraconjugais. Por isso, é importante que marido e mulher conversem, resolvam seus problemas juntos, sejam bons ouvintes e pacientes um com o outro.
Violência verbal e física jamais! Não pratique, nem tolere isto de modo algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário