quinta-feira, 27 de maio de 2010

- FALTA DE COMPATIBILIDADE -
2º Principal Motivo que leva o Casamento ao Fracasso

Compatibilidade é a capacidade de pessoas ou grupos de pessoas unir-se e funcionar em cojunto, promovendo o bem e o crescimento mútuo. Logo, ser compatível não implica necessariamente ter os mesmo dons e habilidades que o outro, e sim ter objetivos comuns e cooperar com esse outro em prol desses objetivos, para o bem comum.
Biblicamente falta de compatibilidade é conflito de interesses e propósitos, e não meras diferenças de personalidade e de opinião. Logo, o que muitos casais hoje, que tem o mesmo nível sócio-cultural, a mesma religião e os mesmos objetivos, alegam ser incompatibilidade não passa de egoísmo.
Muitos pastores atendem casais em seus gabinetes dizendo: "pastor, não dá mais para continuar casado, pois viver com essa pessoa é impossível. Ela é egocêntrica, egoísta e teimosa demais. Nunca cede em nada. Não quer mudar. Acha sempre que quem tem que mudar sou eu. Não suporto mais me anular para preservar o relacionamento...somos incompatíveis."
A palavra chave pra definir incompatibilidade de gênios é EGOÍSMO. O problema é que muitas pessoas casam para ser felizes, e não porque são felizes e querem fazer feliz quem amam; assim, a maioria acaba decepcionada.
Quando há amor genuíno, os cônjuges prezam um ao outro, naturalmente cedem em favor do outro, toleram e superam suas diferenças, perdoam as faltas e seguem em frente, porque entendem que melhor é serem dois do que um...(Eclesiastes 4:9-12).
O resultado dessa cumplicidade é caminharem juntos, amadurecem emocionalmente e crescerem em todas as áreas; afinal, não se acham superior ao outro; antes sabem que são diferentes um do outro, e usam essa diferença a seu favor.
Num casamento bem-sucedido, saudável e feliz, ambos os cônjuges precisam conhecer os pontos fortes e os fracos um do outro, ser pacientes, humildes, generosos e estar dispostos a ceder, a fim de preservar o bom relacionamento. Até porque, quando apenas um cede, há desequilíbrio emocional, que posteriormente pode levar a união à ruína.
Se você deseja uma união bem ajustada, coopere com o outro e saiba perdoar e ceder na hora certa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário