sexta-feira, 28 de maio de 2010

- FALTA DE COMUNICAÇÃO -
3º Principal Motivo que leva o Casamento ao Fracasso

Outro problema que tem colaborado muito para o fim dos relacionamentos é a falta de diálogo, de comunicação entre os cônjuges devido ao excesso de trabalho, às divergências em casa ou simplesmente porque os cônjuges não criaram o hábito de dialogar, compartilhando seus sentimentos, sonhos, suas vontades e predileções um com o outro. Assim, muitos mal-entendidos vão acontecendo, a distância entre os dois vai aumentando e o amor vai esfriando, podendo levá-los a pôr fim ao casamento.
Existem casais cuja comunicação simplesmente não existe mais. Nem bom dia ou boa noite dão um ao outro. Eles moram na mesma casa, mas não são mais um casal; são como estranhos que moram juntos, talvez por não terem para onde ir.
Quando cônjuges que vivenciam esse problema são colocados frente a frente num gabinete pastoral ou numa psicoterapia e começam a falar de suas dificulfdades, muitas vezes um diz ao outro: "você nunca me falou isso!". Essa situação acontece porque eles geralmente abrem o coração para o pastor ou psicólogo, mas não têm diálogo em casa. E essa é uma das principais causas do estresse e de doenças nervosas e psicossomáticas.
Há pessoas que, por não terem aprendido a dialogar na sua família de origem ou por timidez, só falam o trivial, não conseguindo expor seus problemas, sentimentos e pontos de vista, e acabam tratando assuntos importantes relativos ao casamento com superficialidade. E o pior é que esperam que o outro as compreenda profundamente, adivinhando o que pensam e querem sem nunca ter dito nada a respeito.
É claro que existem casais que têm tanta cumplicidade que sabem extamente o que o cônjuge está sentindo e pensando pelo olhar, semblante e o tom de voz. Mas saiba que até chegar a este estágio de comunicação profunda, não verbal, eles dialogaram muito, expondo seu coração um ao outro. Abra o coração para ouvir o outro e aprenda a compartilhar o que pensa, sente e deseja com ele, com sinceridade e na hora certa, pois como nos ensina a Palavra de Deus, como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo (Provérbios 25:11)
Seja sábio, construindo seu relacionamento conjugal sobre a base da verdade, do amor e do respeito mútuo!
Há pessoas que conseguem manifestar a misericórdia, a benignidade, a humildade, a mansidão, a longanimidade, o amor, a disposição par aperdoar, mas têm dificuldade de falar a verdade. por sentirem-se inferiores ou inseguras, acharem que serão menos amadas ou rejeitadas se expuserem o que realmente pensam e sentem, acabam omitindo ou mentindo sobre coisas essenciais e minando seus relacionamentos com a desconfiança.
A mentira fere, desune, afasta. como confiar em alguém que mente o tempo todo e que não se assume? Como não se sentir enganado? Como abrir o coração para quem nos parece falso, dissimulado?
A verdade é um dos atributos de Deus e uma das bases que sustenta Seu Reino; é também uma arma espiritual importantíssima a ser usada com sabedoria pelo cristão. Em outras palavras, sem a verdade, o cristão está edificando a sua vida sobre bases falsas, sobre a areia, e tudo o que construir ruirá. Além de estar à mercê das crises e tempestades da vida, está vulnerável aos ataques do diabo, que é o pai da mentira, que trabalha 24 horas por dia para roubar, matar e destruir nossa vida, nossos sonhos e nossos relacionamentos.
Aprenda a falar a verdade de forma correta, no momento adequado, num diálogo franco, sincero, respeitando às demandas e opiniões do outro. Assim, estará usando a comunicação verbal da forma correta e evitando mais um fator que pode levar o seu casamento ao fracasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário